Limpeza de caixa de gordura: Checklist de tudo o que você precisa saber.

caixa de gordura

Limpeza de caixa de gordura: Checklist de tudo o que você precisa saber.

Publicada em 05/10/2018

Certamente ninguém deseja chegar um dia na cozinha de casa e vê-la tomada por água de esgoto, exalando aquele cheiro desagradável, onde deveria prevalecer cheiro de coisa gostosa.

Quem mora em casa precisa se preocupar com algo que normalmente acaba caindo no esquecimento: a limpeza da caixa de gordura. É para lá que vai tudo o que escorre pelo ralo da pia; ela retém a gordura e apenas a água suja vai para a rede de esgoto. É claro que os prédios também devem se preocupar com isso, e ainda em maior escala, mas nesse caso essa preocupação é do síndico e não do condômino.

Além de evitar situações desagradáveis como essa, a limpeza da caixa de gordura evita a proliferação de insetos e os altos custos de manutenção. O processo de retirada da gordura deve ser feito a cada três meses, ou, dependendo do uso, até mesmo semanalmente.

Check list para a limpeza da caixa de gordura

1 – Coloque luvas de borracha que irão protegê-lo de microrganismos que possam prejudicar sua saúde, prevenindo de possíveis doenças ou infecções;

2 – Recolha toda a gordura da caixa com uma pá ou alguma ferramenta adequada, isso evitará entupimentos e vazamentos futuros. Deposite a gordura coletada em um saco plástico resistente. Não deixe essa gordura ir para o esgoto e tampouco jogue-a no vaso sanitário. Caso contrário, todo seu trabalho terá sido em vão;

3 – Garanta que toda a gordura tenha sido retirada, ajude raspando com uma espátula ou uma pequena faca;

4 – Para ajudar a diluir a gordura que ficou impregnada, jogue água fervente e um produto desengordurante apropriado. Depois é só utilizar água sanitária e enxaguar bastante. Deixe a água escoar e a caixa ficará muito bem higienizada;

Higienização pelo método biológico

Outra opção para limpeza da caixa de gordura é pelo método biológico, uma boa saída para quem não tem tempo, tem preguiça ou nojo de lidar com a caixa de gordura.

Este processo utiliza microrganismos próprios para a redução de gordura. Basta jogar o produto no ralo da pia e os biodegradadores fazem toda a limpeza necessária, se alimentando da gordura indesejável.

Há empresas especializadas que comercializam esse tipo de material, que contém microrganismos desidratados, ou mesmo fazem toda a limpeza para você, com total higiene e segurança.

__

A Vlomar Enganharia, executa serviços como: limpeza de caixa de gordura, hidrojateamento, desentupimento, desobstrução de tubulações e tratamento de esgoto, efluentes e água. Está localizada em Santos/SP e pronta para melhor lhe atender.