A falta de tratamento de esgoto gera inúmeras doenças. Veja como ficar longe disso!

Tratamento de Esgoto

A falta de tratamento de esgoto gera inúmeras doenças. Veja como ficar longe disso!

Publicada em 25/01/2019

O saneamento básico é uma questão de saúde pública. A falta de condições de higiene, além de desconforto e problemas com o meio ambiente, acarreta em sérios problemas de saúde.

O esgoto encanado é fundamental para melhorar o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano): a cada R$ 1,00 gasto com tratamento, são economizados R$ 4,00 em saúde pública.

O que acarreta na saúde pública a falta de saneamento básico?

A falta de tratamento de esgoto ajuda a proliferar inúmeras doenças que afetam pessoas de todas as idades, sendo que as crianças são as mais prejudicadas.

Estas doenças são causadas principalmente por microrganismos presentes na água contaminada, que são patogênicos de origem entérica, animal ou humana. Conheça algumas delas, provocadas pela falta de saneamento básico:

Febre Tifóide: infecção que causa febre contínua, além de mal-estar, manchas rosadas no tronco, tosse seca, prisão de ventre e comprometimento dos tecidos linfóides. Pode ser letal.

Febre Paratifóide: parece com a Febre Tifóide, com menor possibilidade de ser letal. Provocada por infecção bacteriana, com febre contínua, possível surgimento de manchas róseas no tronco e diarréia.

Shigeloses: outra Infecção bacteriana aguda, que atinge o intestino grosso. Os sintomas são febre, náuseas e até vômitos, cólicas e tenesmo (dor na bexiga ou na região anal). Em casos graves, as fezes apresentam sangue, muco e pus.

Cólera: doença intestinal bacteriana aguda, que apresenta diarreia aquosa abundante, além de vômitos ocasionais, desidratação acelerada, acidose, câimbras musculares e colapso respiratório. Pode levar à morte em um período de 4 à 48 horas, se não houver tratamento.

Hepatite A: apresenta-se com febre, mal-estar, falta de apetite, náuseas e dores abdominais seguidas de icterícia. Dura um bom tempo e a gravidade aumenta com a idade. Mas é possível se recuperar, sem sequelas.

Amebíase: infecção causada por um protozoário parasita que atinge os intestinos. Pode provocar desde uma disenteria aguda e fulminante, com febre, calafrios e diarréia com sangue ou mucóide (disenteria amebiana), até um mal-estar abdominal leve e diarreia com sangue e muco alternando com períodos de estremecimento ou remissão.

Giardíase: libera muitas toxinas, por isso, provoca diarreia crônica com cheiro forte, além de fraqueza e cólicas abdominais. Pode gerar um quadro de deficiência vitamínica e mineral. No caso de crianças, se não houver tratamento, pode levar à morte.

Leptospirose: uma infecção resultante da exposição direta ou indireta à urina de animais infectados, mais comum em épocas de chuva ou alagamento. Pode apresentar desde uma simples gripe, até complicações hepáticas e renais graves.

Cuide do seu saneamento básico para evitar doenças e, inclusive, multas ambientais

Muitas outras doenças podem ser provocadas pela falta de tratamento do esgoto, por isso é fundamental providenciar a construção e a manutenção de redes de esgoto na sua moradia e comércio.

É preciso fazer a disposição correta do efluente doméstico, pois o saneamento básico precário atinge diretamente a saúde da população, além de causar sérios impactos ao meio ambiente.

A Vlomar Engenharia tem expertise na área e credibilidade no mercado, com mais de 15 anos atuando com engenharia mecânica e sanitária. É especialista em tratamento de efluentes, limpeza de caixa de gordura e fossa séptica.

Entre em contato com a nossa equipe através do telefone (13) 3224-9669 ou preenchendo o formulário do site e tire suas dúvidas!

__

A Vlomar Enganharia, executa serviços como: limpeza de caixa de gordura, hidrojateamento, desentupimento, desobstrução de tubulações e tratamento de esgoto, efluentes e água. Está localizada em Santos/SP e pronta para melhor lhe atender.