Entenda as consequências legislativa e ambientais da falta de tratamento de efluentes indústrias

Tratamento de Efluentes

Entenda as consequências legislativa e ambientais da falta de tratamento de efluentes indústrias

Publicada em 27/03/2020

Existem diferentes tipos de efluentes industriais, que são categorizados de acordo com seu uso, pois cada um traz diferentes riscos para os locais de despejo e meio ambiente, bem como possuem quantidades diferentes.

 A complexidade de tratar efluentes e os riscos que eles causam à natureza e à vida fazem necessária a criação de uma legislação especifica que vise um tratamento adequado e que não coloque o ambiente, pessoas e animais em risco. Caso contrário, as indústrias poderiam fazer descarte negligente.

Mas você já conhece a legislação sobre o tratamento de efluentes? E, além das sanções em caso de descumprimento, você sabe quais são os danos que o meio ambiente pode sofrer? É sobre isso que falaremos no texto de hoje, acompanhe.

Conheça a legislação sobre o tratamento de efluentes

Dentro da lei ambiental, existe uma parte específica que regula o descarte de resíduos sobre os corpos de água. Dessa forma dá para limitar a poluição causada pelos efluentes descartados, o local onde será descartado também influencia a lei de tratamento de efluentes.

Existe uma lei de âmbito nacional estabelecida pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama). No entanto, cada Estado tem seus próprios decretos.

Aqui no Estado de São Paulo o decreto 8468/76 limita o máximo de poluentes permitidos no efluente descartado, quantidade que assegura que a qualidade da água do rio não será modificada com os descartes. Entre normas federais e estaduais, prevalece a que for mais restrita. Para ter certeza de estar cumprindo a lei, conte com uma empresa que realiza o tratamento de efluentes.

Como tratar efluentes e respeitar as leis ambientais?

As indústrias precisam de uma empresa de tratamento que poderá avaliar as características dos efluentes produzidos. Com isso, ela analisa as alternativas e chega ao método de tratamento ideal.

As tratadoras têm opções otimizadas para realizar o tratamento, como estações de tratamento com processo biológico de “limpeza”. O processo é analisado rigorosamente e pode sofrer algumas adequações para ficar totalmente dentro da lei. Dessa forma a empresa garante a licença necessária para continuar atuando e ficar livres de multas e demais sanções.

Quais danos a falta de tratamento de efluentes pode causar ao meio ambiente?

Lançar efluentes não tratados em rios, lagos e córregos, além de ser contra a lei, causam desequilíbrio no ecossistema aquático, matando os seres vivos e contaminando a água, o que pode gerar doenças na população. As doenças mais comuns são:

  • Cólera;
  • Disenteria;
  • Meningite;
  • Amebíase;
  • E hepatites A e B.

Isso quando falamos de efluentes domésticos. Os efluentes industriais são muito mais perigosos, pois podem causar contaminação por metais pesados que provocam tumores no fígado e tireoide, causar rinites alérgicas, problemas de pele e neurológicos.

Benefícios do tratamento de efluentes industriais

Além da questão ambiental, que é o fator mais importante já que a saúde e a vida da população dependem do ecossistema, há benefícios diretos à marca, como:

  • Respeito à legislação;
  • Economia;
  • Imagem ecológica diante do público.

Conte a expertise da Vlomar Engenharia

A Vlomar atua no mercado há 20 anos. Atualmente, contamos com diversos casos sucesso de consultoria para cálculos de consumo de água — sejam em imóveis comerciais, industriais ou residenciais.

Vlomar Engenharia é uma empresa especialista em Engenharia mecânica e Sanitária, oferecemos serviços de tratamento de efluentes, fator K, limpeza de caixa de gordurafossa séptica e hidrojateamento. Também oferecemos serviço multidisciplinar, reunindo diferentes soluções para sua residência, condomínio, empresa, restaurante e demais estabelecimentos comerciais.

Certificações:

  • CREA

Os profissionais das áreas de Engenharia, incluindo Mecânica e Sanitarista, precisam ser habilitados com o registro no Crea (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo) do estado em que pretende exercer a função. O Crea fiscaliza obras de empresas privadas ou órgãos públicos a fim de verificar a responsabilidade técnica dos serviços realizados.

  • CRMV

Para o controle de pragas, a empresa deve contar com um médico veterinário com registro no CRMV (Conselho Regional de Medicina Veterinária) do estado em que exerce suas atividades.

Fale conosco

Entre em contado com a Vlomar através dos telefones (13) 3224-9669 (13) 3221-1050, ou aqui pelo site.


A Vlomar Engenharia, executa serviços como: limpeza de caixa de gordura, fossa séptica, hidrojateamento, desentupimento, desobstrução de tubulações e tratamento de esgoto, efluentes e água. Está localizada em Santos/SP e pronta para melhor atender você.

Voltar