Se você não faz ideia de como funciona um sistema de abastecimento de água, é bom ter alguma noção para não ser enganado caso tenha problemas com o abastecimento em casa ou na empresa.
Neste post, explicaremos como funciona o funcionamento desse sistema e as principais informações que você precisa saber.
Antes de tudo, é conveniente explicar o que é um sistema de distribuição de água: trata-se de uma rede formada por um conjunto de tubulações, conexões, reservatório e bombas hidráulicas, cuja a principal função é atender os pontos de consumo de uma cidade ou setor dentro das condições sanitárias, vazão e pressão exigidas.
Integrando o sistema de abastecimento de água, que envolve também a captação, adução de água bruta, tratamento, reserva, adução de água tratada e distribuição.
As instalações e a distribuição até a entrada das residências, onde estão o cavalete e o hidrômetro, é de responsabilidade das concessionárias. Do portão para dentro, a responsabilidade pela conservação das instalações é do consumidor.
De acordo com a NBR 12218, a rede de distribuição é uma “parte do sistema de abastecimento formada por tubulações e órgãos acessórios, destinadas a colocar água potável à disposição dos consumidores, de forma contínua, em quantidade e pressão recomendadas”.
A perda de água é, sem dúvida, o principal problema encontrado em todo o sistema de abastecimento. No caso do sistema de distribuição, os vazamentos, as ligações clandestinas e erros de medição são os problemas mais expressivos.
Uma empresa de saneamento deve ser capaz de realizar o controle dessas perdas, que envolvem, além das questões ambientais, prejuízos financeiros. Reduzir as perdas permite diminuir os custos de produção e utilizar as instalações existentes para aumentar a oferta de água, sem expansão do sistema produtor.
As perdas de água são classificadas em físicas e não físicas. A primeira se refere à água que não chega ao consumidor em função de vazamentos ou pela má operação do sistema. As perdas não físicas são a água consumida e não contabilizada por causa de fraudes ou falhas nos hidrômetros ou ligações clandestinas ou não cadastradas.
No Brasil, os índices referentes às perdas de água são elevados bastante se comparados a outros países. Muitas empresas já executam alguns planos e medidas para combater esse problema.
Como vimos, os sistemas de distribuição representam grande parte do sistema de abastecimento de água e são responsáveis por grande parte dos custos e dos problemas desse sistema.
As perdas de água são preocupantes para todas concessionárias no Brasil, pois tornam os custos maiores e as receitas menores.
A Vlomar Engenharia atua há 15 anos nas áreas de engenharia mecânica e sanitária e é especialista em sistemas de abastecimento de água. Entre em contato com a nossa equipe, através do telefone (13) 3224-9669 ou formulário do site e conheça nossos serviços de: Tratamento de Efluentes Não Domésticos – Fator K; Limpeza de Caixa de Gordura e Fossa Séptica; Operação de Estação de Tratamento de Esgoto (ETE); Operação de Estação de Tratamento de Água (ETA), entre outros, propondo soluções para a sua residência ou empresa.
__
A Vlomar Enganharia, executa serviços como: limpeza de caixa de gordura, hidrojateamento, desentupimento, desobstrução de tubulações e tratamento de esgoto, efluentes e água. Está localizada em Santos/SP e pronta para melhor lhe atender.