Para você que vive em cidades litorâneas, conhece a relação do tratamento de esgoto com a praia?

Tratamento de Efluentes

Para você que vive em cidades litorâneas, conhece a relação do tratamento de esgoto com a praia?

Publicada em 31/01/2020

O esgoto acaba, sempre, voltando para o mar. A “limpeza” acontece de maneira orgânica pela própria natureza. Mas alguns fatores podem prejudicar o meio ambiente e, para que isso não aconteça, é preciso adaptar e melhorar esse processo. Os efluentes industriais é um dos fatores que prejudica e, por isso, é necessário o tratamento de efluentes industriais. Além disso, o tratamento também possibilita o reuso da água na própria indústria, o que reduz custos e ainda beneficia o meio ambiente.

Outro fator que também está relacionado ao tratamento de esgoto são os emissários submarinos, parte importante do processo de escoamento de efluentes já tratados. Você conhece como funciona essa tecnologia? Ela está presente no saneamento de vários países. Para saber mais, continue lendo o texto!

Como funciona o emissário submarino

Basicamente, o emissário é um tubo que transporta efluentes de um local para outro, do recolhimento ao descarte. À primeira vista, a ideia de descartar esgoto no mar pode parecer estranha, mas, na verdade, não é o que acontece. O que é descartado no mar através do emissário é um “esgoto” já tratado.

O que pode prejudicar o meio ambiente é o descarte incorreto de efluentes não tratados, isso porque pode ocorrer contaminação devido às características físicas químicas e biológicas do efluente, que varia de acordo com o segmento da indústria.

Mas, como citamos anteriormente, a indústria pode fazer melhor uso dos efluentes tratados através do reuso da água, ao invés de descartá-la, isso proporciona economia para a indústria.

 

Por que o tratamento de efluentes industriais é importante?

Existem diversos problemas que a falta de tratamento pode acarretar, tanto ambiental, quanto financeiro e até prejudicar a saúde da população.

Legislação

Para garantir o cumprimento do tratamento de efluentes industriais, existe a resolução nº 430/2011 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), onde diz que o descarte só pode ocorrer após o tratamento devido, que não cause poluição nas águas.

Meio ambiente

Esse é o principal fator de importância, afinal, sem preservação ambiental, não há vida. As indústrias são um dos principais agentes poluidores do solo e da água. O tratamento correto visa a proteção dos recursos naturais, da sauna e da flora.

Saúde pública

A preservação do meio ambiente está diretamente ligada à saúde pública e qualidade de vida. Mas, além disso, o descarte incorreto pode ser causa principal de diversas doenças, tais como hepatite A, leptospirose, febre tifoide, cólera, entre outras.

 

Problemas gerados pela falta de saneamento

A falta de saneamento causa doenças na população, podendo até levar à morte. A poluição de rios e mares é também um dos principais problemas causados pela falta de saneamento o que, também, acaba prejudicando a saúde da população.

É como um efeito dominó, negligenciar o saneamento prejudica a população em várias camadas, até em ter um país produtivo, uma vez que doenças impedem pessoas de trabalharem e movimentarem a economia, bem como exige mais recursos do governo para atender ao sistema público de saúde.

Especificamente relacionado ao emissário submarino, o descarte indevido pode tornar as praias impuras e coibir a presença de banhistas. Por isso, estudos acompanham as condições locais para determinar a distância ideal para o despejo do efluente e continua avaliando a balneabilidade da praia, classificando entre própria ou imprópria para banhistas. Inutilizar a praia pode afetar significativamente a economia do município.

Já sobre a indústria, a falta de tratamento e licenças ambientais pode acarretar processos e demais consequências negativas para a empresa.

 

Vlomar Engenharia para tratamento de efluentes

Há mais de 15 anos, a Vlomar Engenharia é uma empresa especialista em Engenharia mecânica e Sanitária, oferecemos serviços de tratamento de efluentes, fator K, limpeza de caixa de gordurafossa séptica e hidrojateamento. Também oferecemos serviço multidisciplinar, reunindo diferentes soluções para sua residência, condomínio, empresa, restaurante e demais estabelecimentos comerciais.

Certificações:

  • CREA

Os profissionais das áreas de Engenharia, incluindo Mecânica e Sanitarista, precisam ser habilitados com o registro no Crea (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo) do estado em que pretende exercer a função. O Crea fiscaliza obras de empresas privadas ou órgãos públicos a fim de verificar a responsabilidade técnica dos serviços realizados.

  • CRMV

Para o controle de pragas, a empresa deve contar com um médico veterinário com registro no CRMV (Conselho Regional de Medicina Veterinária) do estado em que exerce suas atividades.

Fale conosco

Entre em contado com a Vlomar através dos telefones (13) 3224-9669 (13) 3221-1050, ou aqui pelo site.


A Vlomar Engenharia, executa serviços como: limpeza de caixa de gordura, fossa séptica, hidrojateamento, desentupimento, desobstrução de tubulações e tratamento de esgoto, efluentes e água. Está localizada em Santos/SP e pronta para melhor atender você.