Qual o intervalo de tempo entre uma limpeza de caixa de gordura e outra?

Desentupimento

Qual o intervalo de tempo entre uma limpeza de caixa de gordura e outra?

Publicada em 18/10/2018

Toda residência precisa ter caixa de gordura e a fossa séptica, pois tratam-se de itens obrigatórios e necessários para garantir a saúde dos moradores e ajudar a preservar o meio ambiente.

Porém, ambas necessitam de manutenção periódica para funcionarem bem e não causarem transtornos. Onde a principal manutenção preventiva é a realização de uma limpeza de caixa de gordura e fossa séptica correta.

Quando realizar a limpeza da caixa de gordura?

A primeira consideração é: jamais deixe para limpar a caixa de gordura apenas quando ela já está entupida. Se deixar chegar a este ponto, é possível que haja danos em sua estrutura.

Alguns sinais de que a caixa de gordura pode estar entupida:

  • Escoamento lento da água na pia;
  • Ralo da pia borbulhando durante o escoamento;
  • Odores desagradáveis provenientes do ralo da pia;
  • Água transbordando pela tampa da caixa de gordura.

Nestes casos, normalmente, o desentupimento é resolvido assim que a caixa estiver limpa. Porém, é altamente recomendável não deixar isso acontecer.

O tempo entre uma limpeza e outra da caixa de gordura varia conforme a intensidade de uso e do tipo de descarte que é feito pela pia. Locais onde o uso de gordura e óleo é constante, precisarão de manutenções frequentes.

Para verificar se a caixa está suja, basta levantar a tampa e analisar o conteúdo.

Normalmente, a limpeza da caixa de gordura precisa ser feita com a seguinte periodicidade:

  • De 6 em 6 meses para as caixas localizadas em residências comuns;
  • De 3 em 3 meses para caixas de gordura de apartamentos;
  • De 1 em 1 mês em bares e restaurantes de pequeno porte ou pousadas e albergues;

Quando limpar a fossa séptica?

A fossa lida com um tipo de dejeto bem mais perigoso que a caixa de gordura, portanto a atenção na limpeza deve ser redobrada. É ela que trata todo o esgoto que sai de uma residência.

Normalmente usada em casas afastadas da zona urbana, ou então em zona rural. A falta de regularidade na limpeza de fossa séptica pode até mesmo causar danos à saúde dos moradores.

Sua limpeza é mais complexa e não pode ser feita de qualquer maneira. Além do risco de contaminação dos residentes, da própria fossa e do meio ambiente, a maioria dos estados possui leis que devem ser seguidas à risca para evitar multa alta.

Esse procedimento deve ser feito com a ajuda de um profissional especializado.

Por isso, é fundamental que contrate-se uma empresa desentupidora com expertise e que seja de confiança, além da obrigatoriedade de possuir todos os certificados exigidos pelos órgãos fiscalizadores deste tipo de atividade (Sabesp, Cetesb, etc).

A Vlomar Engenharia atua há 15 anos nas áreas de engenharia mecânica e sanitária e é especialista em limpeza de caixa de gordura e fossa séptica, tratamento de esgoto e água, desentupimento de tubulações, tratamento de efluentesfator k e muito mais . Entre em contato através do telefone (13) 3224-9669 ou preenchendo o formulário do site  e tire suas dúvidas!

__

A Vlomar Enganharia, executa serviços como: limpeza de caixa de gordura, hidrojateamento, desentupimento, desobstrução de tubulações e tratamento de esgoto, efluentes e água. Está localizada em Santos/SP e pronta para melhor lhe atender.