Naturalmente, empresas de segmentos diferentes produzem resíduos diferentes. Cada processo industrial gera certos tipos de poluentes, que precisam, portanto, de tratamentos diferentes.
Todos os resíduos devem, no entanto, ser direcionados para a correta destinação final, por isso, conhecer sobre a natureza do resíduo ou efluente é fundamental, pois o tratamento errado pode ocasionar o lançamento de poluentes no meio ambiente e levar a empresa a ser penalizada, o que gera perdas financeiras e até mesmo ações criminais.
Então, nesse post, vamos esclarecer três tipos de resíduos provenientes de diferentes processos industriais e explicar como podem ser tratados. Fique atento e não permita que sua empresa polua o meio ambiente e seja multada.
Tratamento: os efluentes devem ser tratados com agentes biológicos para degradação da matéria orgânica, a reação e separação da água pronta para o despejo seguro. Já os resíduos sólidos, podem ser tratados por meio da compostagem, que, ao final, oferece material para a criação de adubos orgânicos.
Efluentes: tratam-se de líquidos com alta carga orgânica, inclusive com agentes inibidores do desenvolvimento de bactérias usadas no tratamento do efluente, bebidas fora da validade ou especificação, água de lavagem de máquinas ou vasilhames, gorduras e lactose proveniente da indústria de laticínios, leveduras e similares oriundas da produção de cerveja etc.
Tratamento: neste caso, depende do tipo de efluente que é gerado, mas geralmente envolve processo de degradação aeróbia e anaeróbia e aeração.
Efluentes: água usada no processo produtivo, rica em óleos, além de água para limpeza e resfriamento de maquinário.
Tratamento: o tratamento neste caso também depende do tipo de matéria, mas envolve a neutralização de elementos químicos poluentes e separação de gorduras e óleos por processo de filtragem e tanque de areia.
Independentemente do tipo de processo industrial e dos resíduos e efluentes gerados, é importante conhecer a composição do que será tratado. Por isso, contrate uma empresa especializada, que tenha os serviços de um laboratório certificado e credenciado, para oferecer laudos precisos e corretos, que indicarão o tipo de material a ser processado e, a partir disso, indicar o melhor tratamento.
Assim, sua empresa sabe que estará dando a destinação correta e adequada aos resíduos, agindo de forma responsável e evitando penalizações governamentais.
A Vlomar Engenharia atua há 15 anos nas áreas de engenharia mecânica e sanitária e é especialista em tratamento de efluentes, limpeza de caixa de gordura e fossa séptica. Faça um contato e conheça nossas soluções para a sua residência ou empresa.