Tratamento de efluentes industriais: por que sua empresa deve fazer?

Tratamento de Efluentes

Tratamento de efluentes industriais: por que sua empresa deve fazer?

Publicada em 20/09/2019

Saiba por que é importante implementar o tratamento de efluentes nas indústrias!

O tratamento de efluentes industriais é imprescindível para filtrar os diferentes tipos de líquidos contaminados que as indústrias lançam no meio ambiente. Por isso, a importância do tratamento de efluentes industriais: é uma das maneiras de evitar escassez de água potável, juntamente com medidas de captação e reaproveitamento de água da chuva.

Justamente por isso, existem leis que regem as condutas das indústrias em relação ao tratamento de efluentes. Esse processo exige uma série de cuidados e especificações, pois uma mesma indústria pode emitir diferentes tipos de gases e líquidos na atmosfera.

Neste post, falaremos sobre a importância de realizar o tratamento de efluentes. Confira!

 

Por que indústrias devem realizar o tratamento de efluentes?
Há normas regulamentam o tratamento de efluentes industriais?
Quais são as consequências de não realizar o tratamento de efluentes industriais?

 

Por que indústrias devem realizar o tratamento de efluentes?

A indústria é o segundo do maior consumidor de água, consumindo 22% do total utilizado. Com o passar dos anos, a quantia de água necessária tende a aumentar. É previsto que a demanda mundial por água deve crescer 40% até 2030. Sendo um recurso natural renovável, se for corretamente tratada, é possível recuperar qualidade da água para uso industrial e doméstico.

Uma vez que a indústria não utiliza água potável em seus processos, o mais viável é tratar e reutilizar. É possível reciclar a água por meio do tratamento de efluentes indústrias. Mesmo não se tornando potável novamente, é possível utilizar a água para outras necessidades. Exemplos disso são: lavagem de reatores, tanques móveis, maquinários, pátios e resfriamento de torres e caldeiras.

 

Há normas regulamentam o tratamento de efluentes industriais?

Existe um controle da poluição por parte do Governo, o que inclui o tratamento de efluentes industriais a fim de diminui seus efeitos de contaminação no meio ambiente, bem como reutilizar a água tratada.

Para isso, existem leis e normas que acompanham a reutilização, a potabilidade e o tratamento dos efluentes industriais. Essa regulamentação é feita pelos governos federal, estadual e municipal.

A NBR 13.969/97 da Associação Brasileira de Normas e Técnicas (ABNT) contempla tudo que é relacionado ao sistema de tratamento de efluentes industriais. A norma fala sobre o descarte dos rejeitos, oferecendo diferentes técnicas eficientes para realizar o tratamento de efluentes. Além disso, mostra níveis de retirada dos poluentes e quais sistemas de tratamento devem ser atendidos. Outras normas que contemplam, são:

  • NBR 7.229/93 – Versão corrigida 1997, da ABNT
  • Resolução nº 430 do CONAMA, complementa a Resolução nº 357

 

Quais são as consequências de não realizar o tratamento de efluentes industriais?

Não seguir as orientações previstas em lei, pode fazer a empresa parar totalmente seus processos e ainda pagar multas, que podem chegar a valores muito altos. Além disso, os impactos causados no meio ambiente com a falta de tratamento de efluentes é de conhecimento das indústrias. A escassez de água, como já citamos, e outros efeitos que influenciam diretamente a qualidade de vida das pessoas e do ambiente. Confira algumas dessas consequência negativas:

Poluição das águas

Devido à falta de tratamento de efluentes industriais, o esgoto lançado no mar está contaminado, gerando desequilíbrio na vida aquática e a poluição das águas e a falta de oxigênio para os peixes. Um dos motivos que causa a diminuição do oxigênio é o aumento da temperatura da água.

Escassez de água

Com o tratamento de efluentes industriais adequado, é possível reutilizar a água para tarefas secundárias dentro da indústria. Isso gera uma preservação de água potável.

Doenças são transmitidas pelas águas contaminadas

Quando os efluentes são lançados no meio ambiente sem nenhum tipo de tratamento, não é apenas a natureza que se prejudica, mas isso pode erar doenças na população. Podem aparecer doenças como hepatites, meningite e disenteria, além de tumores, rinites, dermatoses. E até afetar a parte neurológica das pessoas por causa dos metais pesados presentes nos efluentes industriais.

A poluição ambiental afeta todo o ecossistema, incluindo os seres humanos. É uma necessidade, bem como uma obrigação, realizar o tratamento de efluentes industriais, se adequando às normas e à legislação, respeitando um compromisso ambiental que é dever de todos.

 

Terceirize o tratamento de efluentes industriais

A Vlomar Engenharia tem experiência há mais de 15 anos nas áreas de Engenharia mecânica e Sanitária e é especialista em tratamento de efluentes, limpeza de caixa de gordurafossa séptica e hidrojateamento. Também oferecemos serviço multidisciplinar, reunindo diferentes soluções para sua residência, condomínio, empresa, restaurante e demais estabelecimentos comerciais.

Entre em contato

Fale conosco através dos telefones (13) 3224-9669 (13) 3221-1050, ou aqui pelo site.


A Vlomar Engenharia, executa serviços como: limpeza de caixa de gordura, fossa séptica, hidrojateamento, desentupimento, desobstrução de tubulações e tratamento de esgoto, efluentes e água. Está localizada em Santos/SP e pronta para melhor atender você.