Todo local possui caixa de gordura, é item indispensável e obrigatório em residências, comércios e indústrias. Ela fica localizada próxima à cozinha, sendo um passo antes de o esgoto do local ir para rede de coleta. Mas, para continuar desempenhando bem sua função, a limpeza da caixa de gordura deve ser feita periodicamente. Você sabe quando é o momento ideal? Nós te contamos neste post. Confira abaixo!
Caixa de gordura: para que serve?
Quando fazer a limpeza de caixa de gordura?
Existe uma legislação para manter a limpeza em dia?
A caixa de gordura tem a função de receber a gordura que vem da cozinha. Como a gordura é menos densa que a água, ela fica na superfície enquanto a água pode passar livremente para o esgoto.
Essa é uma função de extrema importância e, por isso, a caixa de gordura não pode ser improvisada ou malfeita, então, fique atento a sua qualidade.
Apesar de filtrar a gordura da cozinha, a caixa de gordura mantém a integridade e o bom funcionamento de toda a tubulação.
O período ideal de limpeza varia de acordo com as tarefas de cada local. Por exemplo, um restaurante, ou mesmo um hospital, possui atividade intensa na cozinha, o que acaba saturando a caixa de gordura mais rapidamente. Por isso, a periodicidade pode variar entre mensal e semanalmente, vai depender do tamanho do comércio ou instituição.
Em residências, a média é que a limpeza da caixa de gordura seja feita a cada seis meses. Mas, em apartamento, o tempo ideal é a cada três meses.
Após realizar a limpeza da caixa de gordura, o resíduo retirado é jogado no lixo, evitando que chegue à rede de esgoto, o que causaria entupimento das tubulações, além de, ainda mais grave, causar danos ao meio ambiente por causa do descarte irregular.
Quando a limpeza da caixa de gordura não é realizada com a periodicidade ideal, acaba ocorrendo o entupimento da mesma. O que acaba dando alguns sinais de que ela está entupida e precisa ser limpa o quanto antes. Confira quais são esses sinais:
Quando o local é uma empresa que trabalha com a manipulação de alimentos, como indústrias e restaurantes, por exemplo, existe, sim, normas segundo a Vigilância Sanitária, que estabelece as condições sanitárias e higiênicas para evitar qualquer tipo de contaminação.
Além disso, a falta de limpeza da caixa de gordura acaba atraindo pragas urbanas, como baratas e ratos, o que torna o local totalmente inadequado e passível de multas e interdição.
É necessário que Engenheiro Mecânico e um Engenheiro Sanitarista sejam habilitados no CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia). Esses profissionais contribuem com a experiência e o conhecimento profissional para a realização de serviços na área de saneamento. A habilitação do CREA garante alta credibilidade com os órgãos estaduais e municipais, o que garante sempre ótimos resultados no tratamento de efluentes não domésticos (fator K) e na realização de todos os serviços da área de saneamento como limpeza de caixa de gordura, limpeza e desinfecção de reservatórios de água etc.
Além da limpeza, as dimensões da caixa de gordura também são estabelecidas pela Resolução-RDC ANVISA nº 216/04, que indica que a caixa de gordura deve ser compatível com o volume de resíduos criados. Outra norma é que a caixa de gordura deve estar fora da área de preparação e armazenamento de alimentos. Sua empresa está em dia?
Há mais de 15 anos, a Vlomar Engenharia é uma empresa de limpeza de caixa de gordura, com experiência, também, nas áreas de Engenharia mecânica e Sanitária e é especialista em tratamento de efluentes, fator K, limpeza de caixa de gordura, fossa séptica e hidrojateamento. Também oferecemos serviço multidisciplinar, reunindo diferentes soluções para sua residência, condomínio, empresa, restaurante e demais estabelecimentos comerciais.
Certificações:
Os profissionais das áreas de Engenharia, incluindo Mecânica e Sanitarista, precisam ser habilitados com o registro no Crea (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo) do estado em que pretende exercer a função. O Crea fiscaliza obras de empresas privadas ou órgãos públicos a fim de verificar a responsabilidade técnica dos serviços realizados.
Para o controle de pragas, a empresa deve contar com um médico veterinário com registro no CRMV (Conselho Regional de Medicina Veterinária) do estado em que exerce suas atividades.
Fale conosco
Entre em contado com a Vlomar através dos telefones (13) 3224-9669 (13) 3221-1050, ou aqui pelo site.
A Vlomar Engenharia, executa serviços como: limpeza de caixa de gordura, fossa séptica, hidrojateamento, desentupimento, desobstrução de tubulações e tratamento de esgoto, efluentes e água. Está localizada em Santos/SP e pronta para melhor atender você.