Tratamento de esgoto: saiba tudo antes de contratar esse serviço!

Tratamento de Esgoto

Tratamento de esgoto: saiba tudo antes de contratar esse serviço!

Publicada em 23/08/2019

Veja a importância do tratamento de esgoto e o que a falta desse serviço pode causar

O tratamento de esgoto é fundamental para que a água poluída não prejudique o meio ambiente. Com uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), como são chamadas as unidades operacionais do sistema de saneamento, o efluente é tratado antes de ser devolvido aos corpos d’água. Isso, além de diminuir os impactos ambientais, também evita que as empresas sejam punidas legalmente, pois fazer o descarte correto dos efluentes gerados é uma obrigação das empresas, prevista em lei.

Para realizar o tratamento de esgoto, o efluente gerado passa por um processo com diferentes etapas. Nesse post, falaremos sobre cada uma delas para que você entenda como funciona o tratamento de esgoto antes de contratar esse serviço.

1 – Como funciona o tratamento de esgoto
2 – Tratamento de esgoto e suas etapas
3 – Qual a importância do tratamento de esgoto
4 – O que a falta de tratamento de esgoto pode causar

 

1 – Como funciona o tratamento de esgoto

O tratamento de esgoto acelera o processo de tratamento da água poluído, que vêm de residências, comércios, empresas e indústrias. Assim, quando retorna ao meio ambiente, ela já está tratada e pode ser reaproveitada mais rapidamente.

O processo de purificação acontece de forma natural dentro da natureza. O problema é quando os efluentes são lançados em grande quantidade nos corpos d’água. Além de ser um processo demorado, também acabaria poluindo parte desses locais devido a quantidade esgoto.

Já com o tratamento de efluentes realizado através de uma Estação de Tratamento de Esgoto, o processo acontece de maneira muito mais rápida, pois os microrganismos são usados em uma concentração muito maior do que a existente nos rios. Dessa forma, é possível reduzir em metros um tratamento que levaria quilômetros para ser realizado.

2 – Tratamento de esgoto e suas etapas

  • 1 – Gradeamentos: na primeira etapa, resíduos sólidos e visíveis a olho nu já são descartados através de “barreiras” formadas por duas grades com espaçamentos diferentes. Primeiro, retirando os resíduos maiores e, depois, os resíduos menores.
  • 2 – Desarenação: Consiste em separar a areia, deixando-a no fundo do tanque.
  • 3 – Decantador primário: deixando o efluente em repouso, os resíduos sólidos afundam, formando um lodo, e o líquido fica na superfície.
  • 4 – Peneira rotativa: através da centrifugação, os sólidos são separados para que o líquido possa ser armazenado.

A partir daí, líquidos e sólidos, que seria o lodo, são tratados separadamente. O lodo é tratado para que qualquer vestígio nocivo seja retirado e depois passa por processos até ficar completamente seco.

Já a parte líquida recebe os microrganismos que já citamos. Eles “comem” toda a sujeira presente, mas de uma maneira muito mais rápida do que quando feita de forma natural, pelo rio. A partir daí, a água já está limpa, pronta para ser devolvida ao rio ou reutilizada, mas ainda não é considerada potável.

3 – Qual a importância do tratamento de esgoto

Inúmeras doenças poderiam ser evitadas com a implementação de tratamento de esgoto. Isso faz parte do sistema básico de saneamento que, além de evitar doenças infeciosas ou causadas por parasitas, também protege rios e mares da degradação

Um esgoto não tratado pode contaminar a água e o solo. Dessa forma, contaminar utensílios e alimentos. Assim como animais e insetos, como moscas, baratas e roedores, podem ser responsáveis por transportar doenças causadas pela falta de tratamento de esgoto.

Outro fator importante é a preservação do meio ambiente, fator também fundamental para a saúde das pessoas e para todo o ecossistema. Um esgoto que não passa pelo devido tratamento possui substâncias prejudiciais para os corpos d’água, diminuindo o oxigênio presente ali. Isso gera a morte de peixes e demais importantes organismos aquáticos.

É possível identificar um rio que recebe esgoto não tratado: a água é escura, exala odores desagradáveis e, às vezes, podem apresentar espuma também.

Por outro lado, existem as leis federais que obrigam o tratamento de esgoto em pequenas e médias comunidades, e condomínios que não são atendidos pela rede pública e sistemas públicos de esgoto.

4 – O que a falta de tratamento de esgoto pode causar

A saúde pública e proteção ao meio ambiente caminham juntas quando o assunto é tratamento de esgoto. A falta desse serviço pode causar doenças nas pessoas, bem como a preservação ambiental coopera para a saúde de todos os seres vivos. Sem o devido tratamento, esgotos podem poluir rios e matar toda a vida aquática que habitava ali. Além disso, como já citamos, o tratamento de esgoto é uma obrigação, prevista em lei.

Já em relação às doenças causadas pela falta de saneamento, a maioria são transmitidas através do consumo de água e alimentos contaminados. Como:

  • Hepatite A
  • Amebíase
  • Febre Tifóide
  • Cólera
  • Ascaridíase ou Lombriga
  • Giardíase
  • Leptospirose

Tratamento de esgoto em Santos é com a Vlomar Engenharia

A Vlomar Engenharia tem experiência há mais de 15 anos nas áreas de Engenharia mecânica e Sanitária e é especialista em tratamento de efluentes, limpeza de caixa de gordurafossa séptica e hidrojateamento. Também oferecemos serviço multidisciplinar, reunindo diferentes soluções para sua residência, condomínio, empresa, restaurante e demais estabelecimentos comerciais.

Entre em contato

Fale conosco através dos telefones (13) 3224-9669 (13) 3221-1050, ou aqui pelo site.


A Vlomar Engenharia, executa serviços como: limpeza de caixa de gordura, fossa séptica, hidrojateamento, desentupimento, desobstrução de tubulações e tratamento de esgoto, efluentes e água. Está localizada em Santos/SP e pronta para melhor atender você.